Ordojuris.Blogspot





terça-feira, 13 de janeiro de 2015

LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO.

Tem cem anos de perdão, segundo o adágio popular. Uma montagem em vídeo, com apelo sensacionalista, que circula no Youtube, traz um fato que, embora revestido de perfil hilariante, aproxima-se e em muito da realidade. Tanto é que o internauta desavisado ficará impressionado com as cenas que perambulam em torno de alguns tipos penais contra o patrimônio. Segundo o relato, determinada pessoa, conhecida no meio marginal como Bagulhinho, fazendo uso de arma de fogo, intimidou o condutor e roubou seu veículo. Em seguida, dando continuidade a um plano previamente estabelecido, estacionou rapidamente o auto defronte a uma farmácia e, em seu interior, fazendo uso da mesma arma, ameaçou os clientes e o proprietário, que foi obrigado a lhe entregar o dinheiro existente no caixa. Ocorre que, quando se dirigia para o veículo, até mesmo estacionado de forma irregular para dar apoio à sua operação, percebeu que outra pessoa estava em seu interior e o acionou atritando os pneus, o que provocou a leve poeira de adeus.
Com o saco plástico nas mãos contendo o dinheiro, sem meios para fugir, visivelmente frustrado, olhou de um lado para o outro e, num repente, um punguista arrebatou de suas mãos o saco plástico contendo o produto do roubo e, também, rapidamente, saiu em desabalada carreira. Nesta hora a casa realmente caiu. Humilhado. Sentiu-se humilhado. Um sentimento de revolta tomou conta do agora vítima por duas vezes, sensação amarga e impotente que nunca tinha experimentado. Criou coragem, como o Minotauro mortalmente ferido pela espada de Teseu, procurou pela delegacia de polícia. Ali, em alta voz e em bom som, vestiu a toga da cidadania e narrou sua desventura à autoridade policial, deixando-a embasbacada. Mas, como você foi vítima? Você foi o autor de dois roubos, que agora mesmo veio a confessar, concluiu o Delegado de Polícia.
Não, doutor, asseverou ele, o mundo do crime tem suas regras, que não são escritas como as do mundo onde se leva a vida certa, mas são éticas. Quer dizer, passa de boca em boca e quem convive com a delinquência tem que respeitar. Assim, pela lei do crime, o carro é meu porque roubei e o dinheiro também é meu, pois representa o fruto de meu trabalho. Além do que, devo confessar agora, pois é mais um trabalho, também roubei a arma para a prática dos crimes, para cuidar da minha própria segurança. Vai que a vítima reage... Se nenhuma providência for tomada, a malandragem vai tomar conta da cidade e aí não prevalecerá mais a lei da bandidagem, que é aquela que nós, operadores da área, obedecemos e se torna importante para o convívio harmônico. Deixo de antemão avisado que vou investigar para descobrir os responsáveis pelo furto do meu carro e do meu dinheiro e, certamente, serão penalizados pelo código da rua.
O fato relatado, apesar de circular na órbita da ficção, traduz uma realidade que não pode ser divorciada da sociedade em que vivemos. Há, pela doutrina exposta pelo assaltante-vítima, a lei dos homens, que é aquela escrita e que capitula crimes e sanções que podem ser transgredidos porque transformam em números e tempo uma eventual reprimenda, quando não uma ligeira prestação de serviço à comunidade. Já pela lei do marginal, o certo fica errado e o errado fica certo. Sem deslize.
Os outros dois furtadores? Fugiram na posse dos bens subtraídos e devem ter se divertido muito, com gargalhadas incontidas, ao narrar aos colegas como a vítima foi inocente em deixar o carro aberto e transportar considerável importância em dinheiro numa sacola de plástico. Além do que, receberam cem anos de perdão. Juridicamente, no entanto, responderão pelas subtrações e figurarão como vítimas os proprietários do auto e do dinheiro. O roubador, por querer ser honesto, foi preso em flagrante delito pela prática dos crimes confessados. Errou porque quis aplicar a lei certa.
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. FILHOS DA PUTA DE FÁTIMA VIEIRA & ALICE BORGES MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA. FILHOS DA PUTA DE FA IMOBILIARIA! SAO LADRAO, MAFIOSOS, ASSASSINO. ROUBADOS PARA ME HAN 5.000 €! SERVIÇOS DE DADOS MI HAN ZERO. E AO MEU PROTESTO MI HAN HAMEACADO DE MORTE COM ARMA! SAO UM TURISTA ANGLOALEMAO, ESTRAGADO A MORTE!


    OLA'. SOU UN TURISTA ANGLO-ALEMAO, E DESCULPE PARA MINHA PORTUGUÊS POUCO. MAS EU QUERO ESCREVER ESTE TEXTO, COM TODO O MEU FORCAS. EM PORTUGUÊS (MESMO QUE POBRE) E EM INGLÊS. POR QUE 'I FORAM ENGANADOS, DEFRAUDADO, E COMO RESULTADO DE MEUS PROTESTOS, FUI AMECADO DE MORTE E AGREDIDO FISICAMENTE POR ESTES MAFIOSOS, CRIMINOSOS, REPUGNANTES BASTARDOS DE Fátima Vieira Alice Borges-mediação Imobiliária Lda, ALIAS BANDIDO ASSASSINO DI FA IMOBILIARIA DE MATOSINHOS, AV. DOM ALFONSO HENRIQUES 872 4450. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ENORME FRAUDE QUE SOFRERAM ( MI TER ROUBADO 5.000 EURO, ENGANANDO TOTALMENTE EM SERVICOS QUE ELES DEVEM DAR ME), ESTARÁ DISPONÍVEL, NO PORTO TRIBUNAL, POR QUE 'PORTERO' POR UM JUIZ, ESTES BASTARDOS MAFIOSOS, QUE ENQUANTO EU PROTESTEI POR ROUBO FEITO PARA ME DE 5.000 EURO, MI HAN MOSTROU UMA ESPINGARDA DIZENDO : "FECHE ACIMA OU NOS VAMOS MATA LO". EU PRETENDO ESCREVER ESTE TEXTO PARA ANOS E ANOS. MILHARES DE VEZES. O MUNDO DEVE SABER CADA COISA DESTES BASTARDOS ASSASSINO MAFIOSOS LADROES IMPOSTOR EMBUSTEIROS MALANDROS MUITISSIMO CRIMINOSO DE FA IMOBILIARIA DE MATOSINHOS, AVENIDA DOM ALFONSO HENRIQUES 872 4450. O MUNDO DEVE SABER CADA COISA DESTES BASTARDOS ASSASSINO MAFIOSOS LADROES IMPOSTOR EMBUSTEIROS MALANDROS MUITISSIMO CRIMINOSO DE Fátima Vieira Alice Borges-mediação Imobiliária Lda Av. Dom Afonso Henriques 872, 4450 Matosinhos, Portugal! AGORA QUERO COLOCAR TUDO APOSTOS. PRIMEIRO NA INTERNET. ENTÃO NA CORTE!
    NOS PROXIMOS DIAS, TEXT TAMBEM EM INGLES. ESCRITO EM MILHARES DE SITES, AO REDOR DO GLOBO, POR ANOS E ANOS. ROUBADO, ENGANADO, HUMILHADO, OFENDIDO AMEACADO DE MORTE COM UMA ARMA NAO PODE ACONTECER JAMAIS!
    DESCULPE PARA MINHA PORTUGUÊS POUCO, MAS CADA PALAVRA QUE EU ESCREVI, EU TENHO ESCRITO COM O CORAÇÃO E ALMA. SE O MUNDO TORNA-SE PROPRIEDADE DESTES BASTARDOS ASSASSINO MAFIOSOS LADROES IMPOSTOR EMBUSTEIROS MALANDROS MUITISSIMO CRIMINOSO DE FA IMOBILIARIA DE MATOSINHOS OU DESTES BASTARDOS ASSASSINO MAFIOSOS LADROES IMPOSTOR EMBUSTEIROS MALANDROS MUITISSIMO CRIMINOSO DE Fátima Vieira Alice Borges-mediação Imobiliária Lda Av. Dom Afonso Henriques 872, 4450 Matosinhos, O MUNDO MORRE!

    ResponderExcluir