Existe muita coisa de boa e de ruim do ser humano, mas certamente uma das piores é o preconceito e o racismo em relação as suas origens. E você só sabe como funciona este tipo de situação, e o quanto isso é perverso, apenas no dia que sente.
"A gente vem jogar na Paraíba e colocam um paraíba para apitar, só podia dar nisso".
A declaração do jogador Edmundo em 1997, à época atuando pelo Vasco, após ser expulso por um juiz cearense em um jogo em Natal, evidenciou bem a generalização e o preconceito ainda existentes no país, especialmente no sul/sudeste e contra nordestinos. De lá até hoje, nada mudou.
Políticos recentemente já atribuíram o aumento da violência em São Paulo à migração desenfreada, enquanto ps "paraíbas" e "baianos" (como são chamados os nordestinos em geral no Rio de Janeiro e em São Paulo) continuam a ser vistos e tratados com discriminação, seja ela explícita ou não, de modo que uma declarações como estas duas podem externar preconceitos que muitas vezes são considerados naturais por quem os profere.
Assim como a estudante paulista, o jogador carioca também deveria ter sido condenado pela prática do crime de xenofobia. Esquecem esses que o crescimento econômico do sudeste se deve muito à contribuição da força de trabalho dos nordestinos que migraram para aquela região. Por pura ignorância desconhecem que somos a raiz cultural do Brasil. Foi aqui que tudo começou. E são nascidos aqui grandes expressões da cultura nacional, sem falar nos destaques do mundo político. Quem se julga diferente, na verdade se expõe como despreparado e inculto, e nisso realmente reside a diferença, podemos ser até em boa parcela analfabetos, mas é difícil encontrar um nordestino burro. Se não tem a cultura de formação escolar, tem a cultura de formação na luta da vida, conquistada na experiência e na solidariedade que caracterizam nosso povo, enfrentando as intempéries do nosso ambiente, mas acima de tudo respeitando o próximo. Esse preconceito movido por questões geográficas é inaceitável. Basta de querer associar a pobreza e a violência dos grandes centros do sudeste brasileiro à presença sempre crescente dos nordestinos naquela região. A decisão da justiça ao condenar a estudante preconceituosa e ignorante é um exemplo importante para que possamos, de uma vez por todas, eliminar esse sentimento de enxovalhamento e desrespeito para com o povo nordestino.
É muito constrangedor ver pessoas sem nenhuma informação. Sem estudo e sem educação patriótica, falar e denegrir gente de seu próprio país.
Nós sabemos que em todo Brasil e em todo lugar existem pessoas que não tiveram oportunidade, de desenvolverem suas aptidões intelectuais e físicas e econômicas, devido a falta de oportunidade. Pelos governos do Brasil no passado, mas seria bom se estas pessoas preconceituosas vissem nossas economia, nossas faculdades, nosso desenvolvimento, nossas praias e nosso povo hospitaleiro, pois que queiram quer não ,quando estes preconceituosos assinam seus nomes e sobre nomes , seria legal que eles estudassem suas origens e sua árvore mãe. Seria muito bom que estas pessoas compreendessem,
Que infelizmente, estarão num retângulo de terra, quando forem enterrados,
E nem sabem pra onde irão. Seria bom que John lenon retornasse, cantando IMAGINE. Seria bom que eles preservassem nosso ecossistema.Seria bom que eles pregassem a Paz na terra. AFINAL O BRASIL É UM GRANDE SOPÃO QUE PARECE DAR DE COMER A TODOS.
Concordo plenamente!Chega de preconceito!Eu já passei e senti na pele como e humilhante só pelo fato da pessoa ser de uma determinada região o nordeste.Deveriao respeitar nossos diferenças até Pq cada regiao tem sua cultura e acima de tudo nos brasileiros não temos umauma racao definida.Enfatizamos o respeito ao proximo esse sim merece toda nossa admiracao .Chega de preconceito.
ResponderExcluir